Top Ad unit 728 × 90

A visão certeira de Donskis


Eu não conhecia Leonidas Donskis até começar a ler "Cegueira Moral", um livro em que o filósofo lituano dialoga com Zygmunt Bauman sobre "a perda da sensibilidade na modernidade líquida". Ainda estou no primeiro capítulo, motivo pelo qual seria irresponsabilidade de minha parte fazer qualquer análise da obra. No entanto, pelo que li até aqui, Donskis tem mostrado que sua análise afiada da modernidade, sobretudo no campo político, não é matéria a ser desprezada. Eis um trecho seu encontrado na página 40 (edição brasileira da Zahar, 2014, com tradução de Carlos Alberto Medeiros):

"Basta lembrar os debates mais acalorados sobre aborto, eutanásia e casamento gay nos últimos vinte anos, mais ou menos, para concluir que o pobre indivíduo humano, não importa se esteja percorrendo sua jornada no mundo, ou moribundo, ou consumando um matrimônio, continua a ser visto como propriedade do Estado e de suas instituições, ou, na melhor das hipóteses, como mero instrumento e refém de uma doutrina política."

Mais à frente, Donskis constata que "a política hoje está deixando de ser a tradução de nossas preocupações morais e existenciais numa ação racional e legítima em benefício da sociedade e da humanidade" para se tornar "um conjunto de práticas gerenciais e manipulações habilidosas da opinião pública".

A despeito do quadro demoníaco que pinta sobre o Estado, encontrando respaldo em qualquer observação sensata, Donskis não deixa de reconhecer que "a modernidade sempre foi e continua a ser obcecada com uma forma de controlar ao máximo o corpo e a alma humanos".

Se o restante do livro seguir o mesmo padrão, a leitura valerá muito a pena. Bauman dispensa comentários, e Donskis está ganhando minha simpatia. Vamos ver que fim terá essa história.
A visão certeira de Donskis Reviewed by Carlos Wolkartt on domingo, abril 23, 2017 Rating: 5
Todos os direitos reservados a Carlos Wolkartt © 2017
Construído sobre o Blogger. Projetado por Carlos Wolkartt

Envie-me sua mensagem

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.